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Governo do Estado fechará acordo com a Gol Linhas Aéreas e linha Cariri-Brasília deve voltar em setembro

O Governo do Estado do Ceará está prestes a concluir um acordo com a Gol Linhas Aéreas, que resultará na implementação de novos voos internacionais e domésticos inéditos. Essa parceria proporcionará uma ampliação significativa das opções de viagens para os passageiros, além de impulsionar o setor turístico do estado.

As negociações entre as partes envolvidas evoluíram e resultaram na oferta de duas novas ligações semanais para Bogotá e duas ligações semanais para Buenos Aires, ambos partindo de Fortaleza. Além disso, está prevista a adição de três frequências semanais para Brasília, a partir de Juazeiro do Norte.

Ao todo, serão criados seis novos voos para o estado do Ceará, sendo que apenas uma frequência para Buenos Aires operará de forma intermitente. Essas informações foram divulgadas em primeira mão pelo deputado federal Yury do Paredão, que acompanha de perto as negociações há vários meses. “Tive a oportunidade de me reunir com o governador Elmano, representantes da Gol Linhas Aéreas, e o apoio do governador foi fundamental para que essa parceria fosse concretizada”, destacou o deputado.

Como contrapartida, o Estado do Ceará se comprometeu a reduzir a alíquota do ICMS sobre combustível de aviação de 12% para 6%, o que representa uma queda de 50%. Essa medida depende da assinatura de um decreto pelo Governo Estadual.

De acordo com Yury do Paredão, a expectativa é que a Gol Linhas Aéreas inicie a operação dessas novas rotas a partir de setembro. Essa previsão também é compartilhada por especialistas do mercado aéreo consultados.

A reintrodução de voos entre a região do Cariri e Brasília é uma demanda antiga da comunidade local, que costumava contar com voos diários para a capital federal até 2019, quando ocorreu a falência da Avianca Brasil.

A Gol Linhas Aéreas já operou esse trecho durante a primeira metade de 2017, com três voos semanais, simultaneamente às operações da Avianca Brasil. Naquela época, a Gol registrou uma taxa de ocupação média de 74%, enquanto a Avianca, que operava diariamente, alcançou uma taxa de ocupação de 80%. Portanto, é questionável conceder benefícios para uma rota com tamanho potencial.

Essa estratégia adotada está em linha com os objetivos estabelecidos pelo governador Elmano, que visa a internacionalização e a expansão das operações aéreas para o interior do estado. O acordo com a Gol Linhas Aéreas representa um passo significativo na concretização dessas metas.

Fonte: News Cariri com informações de Igor Pires do Diário do Nordeste

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