
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (18), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, a última sessão ordinária do ano de 2025. A sessão foi marcada por intensos debates, apresentação de requerimentos e, principalmente, pela aprovação de matérias de grande relevância social, com destaque para projetos voltados à saúde pública e à garantia de direitos, como o que assegura apoio às pessoas que vivem com HIV/AIDS no município.
No Pequeno Expediente, a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) chamou atenção para o abandono da Praça da Bíblia, apontando diversos problemas estruturais. A parlamentar solicitou que a gestão municipal realize um amplo trabalho de recuperação das praças públicas de Juazeiro do Norte, assegurando ambientes mais seguros, acessíveis e adequados para o lazer da população juazeirense.
Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram demandas voltadas à infraestrutura urbana, limpeza pública e serviços essenciais. O vereador Cleilson Móveis (AGIR) solicitou à Seamasp a limpeza de um terreno no bairro Cidade Universitária, nas imediações do Núcleo da Perícia Forense. O vereador Chagas Moura (PSD) requereu correção e limpeza de um bueiro na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Cabral. O vereador Raimundo Jr. (MDB) pediu obras de canaleta e serviços de capinação e desobstrução de esgoto na Rua São Lázaro, no bairro Triângulo. A vereadora Professora PG (Podemos) solicitou à Enel a estabilização dos serviços de energia no município, enquanto o vereador Boaz do Bolsonaro (PL) requereu o envio de ofício ao Governo do Estado solicitando o rompimento do contrato com a concessionária. O vereador Alexandre Sobreira (DC) solicitou iluminação pública e extensão de rede no bairro Frei Damião, e o vereador Barbosa Neto (PT) requereu obras no cruzamento das ruas Padre João Moretti e José Sebastião de Carvalho, no bairro Jardim Gonzaga.
Na Ordem do Dia, os parlamentares discutiram, votaram e aprovaram importantes matérias, entre elas a Mensagem nº 201/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata de créditos adicionais ao orçamento. Também foram aprovados projetos de reconhecimento cultural e homenagens, além do Projeto de Lei da vereadora Auricélia Bezerra (PSB), que dispõe sobre a distribuição de cestas básicas e kits às pessoas que vivem com HIV/AIDS, reforçando o compromisso do Legislativo com políticas públicas de assistência, dignidade e cuidado com quem mais precisa. Ainda na pauta, foi aprovado o projeto que reconhece a música gospel e institui o Dia do Evangélico, de autoria do vereador Vandinho Pereira (PP), além da concessão de títulos honoríficos e comendas a personalidades de destaque, incluindo o título de cidadão juazeirense ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de autoria do vereador Barbosa Neto (PT).
Na sequência, foi realizado ato solene de entrega de homenagens. O presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), concedeu a Comenda do Mérito Legislativo à senhora Francisca Maria e ao senhor Joviniano de Moura Lopes, permissionários do Mercado do Pirajá desde 1992, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à economia e à história do município. Também foi outorgado o título de cidadã juazeirense à Dra. Karla Denise Barros Ribeiro Vasques, por iniciativa do vereador Badú (MOB).
Encerrada a sessão ordinária, os vereadores realizaram sessão extraordinária, na qual aprovaram novos projetos de grande alcance social. Entre eles, o projeto da vereadora Auricélia Bezerra (PSB) que institui o Programa Municipal de Divulgação, Prevenção e Tratamento da Endometriose; o projeto da vereadora Rita Monteiro (PSB), que autoriza a criação de Comissão de Educação Ambiental no âmbito do Conselho Escolar; o projeto do presidente Felipe Vasques (AGIR), que obriga a afixação de placas contra discriminação em estabelecimentos públicos e privados; o projeto de lei complementar do vereador Vinícius Duarte (PSD), que institui o Fundo Municipal de Apoio ao Tratamento Fora do Domicílio; o projeto de resolução da vereadora Professora PG (Podemos), que concede comenda à servidora municipal Maria Maxuelma Santos Silva; e a Mensagem nº 200/2025, do Poder Executivo, que trata da abertura de crédito adicional suplementar para a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania.