
Foi anunciado pelo Ministério da Saúde, a entrega de dois novos equipamentos de alta tecnologia para que seja ampliada a produção de plasma e para o fortalecimento da rede pública de Hemoterapia em seis municípios do Ceará. Na região do Cariri, os municípios de Crato e Juazeiro do Norte passam a fazer parte do reforço estrutural da Hemorrede estadual juntamente com as cidades de Fortaleza, Iguatu, Quixadá e Sobral.
De acordo com o Ministério da Saúde, os novos aparelhos irão aumentar a produção e o armazenamento de plasma com padrão industrial, o que contribuirá para que a Hemobrás fique mais fortalecida aumentando o nível de produção em até 500 mil litros por ano.
Serão investidos R$ 116 milhões em todo o Brasil através do PAC Saúde. Com esse avanço, a modernidade deve ter um aumento de 30% no aproveitamento de plasma e resultar em uma economia de R$ 260 milhões com a redução da importação de medicamentos derivados.
O plasma é usado na produção de medicamentos para pacientes com hemofilia ou com imunodeficiências e pode ser aplicado em cirurgias de alto porte.