A Secretária de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Vilma Freire, está cumprindo uma agenda de dois dias, 23 e 24, na região do Cariri. No primeiro dia, a Secretária teve um compromisso pela manhã no auditório da Cagece em Juazeiro do Norte, onde se reuniu com prefeitos e superintendentes dos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos da região, para discutir a Política Estadual de Resíduos e sobre os consórcios e as Centrais Municipais de Resíduos (CMR). Acompanhando Vilma nesta viagem estão a Secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, e a presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha.
Em seguida, a Secretária Vilma Freire teve um segundo compromisso no mesmo auditório da Cagece, onde apresentou uma panorâmica dos Programas Eixos da Sema e ofereceu o apoio da Secretaria aos gestores municipais, além de buscar o engajamento dos municípios nas ações e projetos. Depois, ela participou de um almoço com comidas típicas.
À tarde, a Secretária se reuniu com representantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro (ACCJ), do Engenho do Lixo e da Juazeiro Ambiental, participantes do Programa Auxílio Catador. Durante o encontro, Vilma Freire dialogou sobre o programa, destacando os impactos ambientais e sociais e esclarecendo dúvidas do Edital 2023.
A agenda de quinta se encerrou com uma visita guiada ao Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, um patrimônio cultural e natural do Ceará com grande potencial turístico.
Já na sexta-feira, a Secretária iniciou sua agenda no Complexo Ambiental Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, onde participou da solenidade de lançamento do Projeto Pomares da Caatinga e plantou simbolicamente mudas de espécies nativas do bioma Caatinga. O Pomares é uma iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (Fundação Araripe) em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa (FSA Caixa), com o apoio e participação da Sema.
A agenda no Cariri se encerrou com um almoço no Sítio Pinheiro, em Juazeiro do Norte, com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e um grupo de professores da Urca.
Fonte: No Cariri Tem