Os presidente e vice-presidente, respectivamente, da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo (PTB) e Capitão Vieira (PTB), na eminência de passar adiante a condução da Casa Legislativa, encaminharam ofícios para barrar o empréstimo anunciado pelo atual prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos).
Estimado em R$ 400 milhões, o empréstimo foi contraído junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Nesse contexto, os vereadores enviaram ofícios tanto à CAF, quanto à Procuradoria Geral de Operações Financeiras da União, solicitando que a assinatura seja declarada sem efeito. O empréstimo já havia sido anunciado pelo gestor municipal desde dezembro de 2022.
A ação dos parlamentares encontra justificativa no pedido de informações sobre a transação pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Lobo e Vieira argumentam que, enquanto vereador, Glêdson era contrário ao pedido de empréstimo.
Darlan Lobo ainda anexou, de acordo com informações do Jornal do Cariri, prints de notícias que apontam o não pagamento da segunda parcela do 13º salário de servidores contratados e comissionados, o que, segundo o vereador, evidenciaria a incapacidade financeira do município.
Por sua vez, Capitão Vieira, apontou a lei municipal que revoga a autorização para consecução do recurso como justificativa para o cancelamento do empréstimo.
Por fim, a administração do município de Juazeiro do Norte afirma que a situação financeira vigente indica a capacidade de adesão ao empréstimo e que uma série de indicadores foram qualificados ao longo dos últimos dois anos, gerando reconhecimento até mesmo de entidades de relevância nacional. O prefeito juazeirense explica que seu posicionamento contrário ao financiamento, na época em que era vereador, se justifica em face da incapacidade financeira do município na época. A gestão adenda ainda que tal recurso será essencial para investimentos em obras de drenagem e mobilidade urbana.
Fonte: Site Miséria