Na terça-feira (28), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a implantação de banheiros sem gênero em seu campus Juazeiro do Norte. A instituição instalará seis banheiros destinados à comunidade LGBTQIAP+ em três blocos do campus. De acordo com a universidade, dois dos quatro banheiros existentes em cada bloco (um masculino e um feminino em cada andar) serão transformados em banheiros sem gênero, sendo um no andar de cima e outro no andar de baixo. Assim, cada bloco terá dois banheiros sem gênero, um banheiro masculino no andar superior e um banheiro feminino no andar inferior.
A UFCA esclarece que a instalação dos banheiros neutros se limita aos blocos utilizados pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca), que é uma unidade acadêmica composta por cinco cursos de graduação e conta com 92 docentes e pesquisadores nas áreas de Humanidades, Artes e Comunicação Social.
A universidade informa que a transformação dos banheiros será realizada por meio da mudança da placa de sinalização, que substituirá a placa com gênero por um símbolo que represente a comunidade LGBTQIAP+, sem reforçar a binaridade de gênero e comunicando adequadamente seu propósito.
Fonte: Site Miséria