
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto),reforça seu papel como um dos principais destinos turísticos do Cariri durante o período de férias, feriados e fins de semana. O Teleférico, que conecta a Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto à Estação Beata Maria de Araújo, proporciona uma experiência panorâmica que revela a paisagem, o território e a atmosfera cultural que marcam Juazeiro do Norte.
Além do passeio pelos bondinhos, a Colina do Horto oferece diferentes pontos de visitação, como a Casa de Mãe Dodô, a Pedra do Joelho e espaços de artesanato, compondo um roteiro que une memória, devoção e cotidiano. Pensado como porta de entrada para esse percurso, o equipamento amplia, neste mês de dezembro, sua agenda de atividades culturais, reunindo celebrações populares, oficinas, audiovisual, fotografia e ações da economia criativa.
“Em dezembro o CAC Horto disponibiliza uma programação cultural diversificada, que reforça o papel do teleférico como um dos caminhos de entrada para a Colina do Horto, com atividades que valorizam história, natureza e comunidade. Cada ação potencializa a vivência dos visitantes e dos moradores, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao Horto”, destaca a coordenadora de produção e ação cultural, Duda Alves.
Entre os destaques da programação estão a Festa de São Lázaro do Mestre Bosco, com cortejo e apresentações culturais na Pedra do Joelho; o “Rolê no Horto: entre o cotidiano e a fotografia”, com Hévila Ribeiro, convidando o público a explorar e registrar a colina; além de ações que movimentam artes visuais, audiovisual e economia criativa, como o Cariri Criativo e a FEART. Atividades formativas e oficinas também fazem parte da agenda, fortalecendo a vivência cultural dos visitantes que sobem o Horto durante o mês.
O CAC Horto segue, assim, integrando turismo e programação cultural em uma experiência que marca o período de férias no Cariri, oferecendo opções para diferentes públicos e idades.