A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) apresentou, na segunda-feira (21), o relatório com os resultados das atividades operacionais realizadas durante a ExpoCrato 2025, um dos maiores eventos de música e cultura do interior do estado. Como parte da operação, foram detidas 11 pessoas, além da apreensão de uma adolescente e recuperação de 13 celulares furtados. As atividades integraram o Plano Operacional da SSPDS, sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), com apoio das diversas forças de segurança estaduais. As ações ocorreram entre os dias 11 e 20 de julho, no município do Crato.
A atuação articulada entre as instituições de segurança contribuiu para uma redução de 30,3% nas ocorrências de furtos e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, local do evento. Em 2024, foram registrados 56 casos, enquanto em 2025 o número caiu para 39 ocorrências. Em relação aos furtos de celulares, os dados também apontaram uma queda de 31,82%, passando de 44 registros no ano anterior para 30 este ano. Os números foram levantados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Com o objetivo de assegurar a ordem e a segurança dos frequentadores, a SSPDS desenvolveu, por meio de suas unidades operacionais, um planejamento especial de segurança para todos os dias do evento.
O delegado Harley Filho, que comanda a Copol/SSPDS, enfatizou que os resultados positivos foram possíveis graças a uma estratégia sólida e ao uso de ferramentas tecnológicas. “Foram 12 capturas realizadas com apoio de sistemas de reconhecimento facial, abordagens nas entradas e ações das equipes de inteligência. A tecnologia foi fundamental para detectar ações criminosas em tempo real, especialmente relacionadas ao furto de celulares, possibilitando a prisão dos envolvidos e a devolução dos aparelhos às vítimas”, afirmou.
Foto: Divulgação