
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno pesquisados em levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Quaest. De acordo com os dados, Lula aparece com percentuais que variam entre 34% e 41%, a depender dos adversários testados, consolidando vantagem sobre os demais nomes avaliados na corrida presidencial.
Em todos os seis cenários apresentados, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocupa a segunda colocação. Em um dos recortes, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), registra 13% das intenções de voto, enquanto Lula alcança 39% e Flávio Bolsonaro soma 23%. No mesmo cenário, Renan Santos e Aldo Rebelo aparecem com 2% cada.
Já em uma simulação que inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula chega a 41% das intenções de voto, seguido novamente por Flávio Bolsonaro com 23%. Tarcísio aparece com 10%, enquanto Renan Santos marca 2% e Aldo Rebelo, 1%, mantendo o presidente na dianteira com ampla vantagem.
No segundo turno, Lula também venceria todos os adversários pesquisados. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente teria 46% contra 36%. Em disputas com Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior, Lula aparece com 45%, ante 35% dos adversários. Já frente ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula marca 44%, enquanto o adversário soma 33%.
Esta é a primeira pesquisa sem o nome de Jair Bolsonaro desde que o ex-presidente indicou o filho como possível candidato em 2026. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.