Na última quinta-feira (16), representantes do movimento LGBTQIAPN+ da região do Cariri e da Coordenadoria Centro de Referência Thina Rodrigues se reuniram com membros da gestão dos municípios do triângulo CraJuBar. O objetivo da reunião foi discutir possíveis parcerias e entregar um termo de compromisso de enfrentamento à transfobia.
De acordo com Sandoval Barreto, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, é fundamental trabalhar em políticas afirmativas, especialmente para a população LGBT, que necessita de assistência. Barreto ressalta que, à medida que Barbalha cresce, a preocupação em trazer mais políticas afirmativas para o município também cresce.
Brenda Vlazack, coordenadora da Casa da Diversidade Cristiane Lima em Juazeiro do Norte, considerou a reunião “significativa, oportuna e pertinente”. Ela explicou que movimentos sociais estão trabalhando juntos em busca de parcerias e apoio. “Sabemos que estamos buscando apoio das pessoas certas, que hoje abraçam a causa LGBTQIA+”, afirmou.
André Lacerda, Assessor Especial de Políticas Públicas para a População LGBT da prefeitura do Crato, destacou que a reunião foi importante para o movimento. “Entregamos um documento para firmar um convênio com a Casa da Diversidade, que acolhe as pessoas LGBTs que são vítimas de diversos tipos de violência”, afirmou.
Além dos representantes das cidades, entidades e militantes ligados às causas LGBTs do Cariri e assessores da Assembleia Legislativa do Ceará também estiveram presentes na reunião.
Durante o encontro, também foi proposto que, em março, seja realizado o Fórum Regional da Diversidade, com a presença da Secretária Estadual da Diversidade, Mitchelle Meira, tendo a cidade de Barbalha como sede do evento.
Fonte: Site Miséria