A mobilidade urbana e intermunicipal do Cariri cearense pode estar prestes a passar por uma mudança. O Governo Federal confirmou que está realizando um estudo para a criação de um novo ramal ferroviário de passageiros que conectará as três principais cidades da região: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
A proposta, que visa integrar o transporte de maneira mais eficiente, está atualmente em fase de análise técnica preliminar no Ministério dos Transportes. Segundo a pasta, o objetivo é “avaliar alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos”, informou.
Caso o projeto do Cariri seja concretizado, o Ceará tem a chance de se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com dois sistemas de trens de passageiros intercidades. Atualmente, a região já possui o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que opera um transporte urbano entre Crato e Juazeiro do Norte. O novo ramal, no entanto, teria um caráter expressamente intermunicipal, representando um avanço significativo na integração regional.
Além da iniciativa no Cariri, o Governo Federal também está analisando a viabilidade de uma outra importante ligação ferroviária no estado: o trecho que interliga Fortaleza e Sobral. A combinação dos dois projetos pode colocar o Ceará em uma posição de destaque no cenário nacional de transporte ferroviário de passageiros.
Foto: Governo do Ceará
