O Governo Federal anunciou hoje, por meio do Diário Oficial da União (DOU), a autorização de repasse no valor de R$ 2,3 milhões para a construção de 29 casas no distrito de Jamacaru, localizado em Missão Velha, Ceará. Essa medida vem em resposta a um desastre geológico ocorrido em abril de 2022, que causou rachaduras e comprometeu a estrutura das moradias na região.
A iniciativa surgiu a partir do envio, em maio do ano passado, de um Plano de Trabalho elaborado pela administração de Missão Velha ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O objetivo desse plano é construir residências populares com dimensões de 46,5 metros quadrados cada.
Com os recursos disponibilizados, cada moradia receberá o valor equivalente a R$ 80 mil. O DOU também estabeleceu um prazo de 365 dias para a conclusão das obras e prestação de contas.
De acordo com apuração do Diário do Nordeste, o Plano de Trabalho, o qual o jornal teve acesso, revela que o incidente teve início em 28 de março do ano passado. De acordo com o documento, as rachaduras impactaram diretamente a vida de 200 pessoas.
Para compreender melhor o contexto do ocorrido, é importante destacar que as 29 famílias do distrito de Jamacaru foram obrigadas a deixar suas casas após o desastre geológico que comprometeu a estrutura das moradias, em abril de 2022. No dia 19 daquele mês, a Defesa Civil realizou uma visita ao local e elaborou um laudo técnico.
Na ocasião, o geólogo Frederico Tavares de Sá contextualizou o fenômeno, apontando para as características geológicas instáveis da região. “Essa região é instável. Há uma falha geológica, um deslocamento”, afirmou o especialista responsável pelo estudo.
Vicente de Paulo, coordenador da Defesa Civil de Missão Velha, informou que as famílias teriam acesso ao aluguel social após serem realocadas das casas. “Com base nos estudos, para ver se tem como refazer. Caso não, (a prefeitura) vai em busca de um local adequado para que essas famílias sejam alojadas. O recurso já está garantido”, destacou à época.
Fonte: Diário do Nordeste