
O Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (11), a assinatura da ordem de serviço para os lotes 9 e 10, trechos finais da etapa cearense da obra da Ferrovia Transnordestina . O investimento total é de R$942 milhões, destinados à construção de 97 quilômetros de trilhos entre o município de Iguatu e a divisa com o Piauí.
Com as obras, tem início a conclusão da primeira fase da ferrovia no território cearense. Os novos lotes devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos, de acordo com o governador Elmano de Freitas, que destacou o impacto econômico do empreendimento para a região.
A expectativa é de que a ferrovia reduza o custo do transporte de grãos, impulsione cadeias produtivas e fortaleça o Porto do Pecém, que pode ter o volume de cargas movimentadas praticamente dobrado após a conclusão do corredor ferroviário. Em âmbito operacional, o cronograma prevê que o transporte de cargas entre o Piauí e o Ceará comece já em 2027, enquanto a conclusão completa da ferrovia está estimada para 2028.