O senador Cid Gomes (PSB) aparece na dianteira em todos os cenários da pesquisa de intenção de voto para o Senado Federal realizada pelo instituto Real Time Big Data e divulgada nesta segunda-feira (29). Mesmo tendo declarado em diversas ocasiões que não pretende disputar a reeleição em 2026, o parlamentar lidera numericamente em todos os levantamentos em que seu nome é incluído, alcançando índices que variam entre 20% e 29% das intenções de voto. Nas eleições de 2026 os cearenses irão às urnas escolherem dois senadores da república.
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (sem partido), figura como principal adversário do senador em todos os cenários em que seu nome é incluído, variando entre 16% e 22% das intenções. Outros nomes lembrados foram o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), que se mantém com 14% em todos os cenários em que aparece, e o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), que oscila entre 13% e 15%. O deputado federal e ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), surge em apenas um cenário, com 13%.
O líder do governo Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT), também foi citado em dois cenários, mas aparece atrás de nomes como Roberto Cláudio, Alcides Fernandes e Capitão Wagner, somando entre 11% e 12%. Outros políticos lembrados foram Priscila Costa (PL), com índices de 9% a 13%, e Chiquinho Feitosa (Republicanos), que alcançou até 15% em um dos cenários simulados. No único quadro em que Cid Gomes não foi incluído, Roberto Cláudio assume a liderança, seguido por Capitão Wagner e Alcides Fernandes.
A pesquisa Real Time Big Data foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro, com 1.200 entrevistas, em formato estimulado, e divulgada pela CNN Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Foto: Reprodução
