O Ceará alcançou o maior índice de estudantes da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). O estado registrou 96,87% de adesão entre os alunos concluintes do ensino médio, totalizando 104.250 inscrições. Alagoas aparece em segundo lugar no ranking, com 92,84%, seguido por Goiás, com 91,49%.
O Enem, criado há mais de duas décadas, tornou-se uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Universidade para Todos (ProUni), ambos gerenciados pelo MEC.
A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, atribuiu o desempenho à atuação conjunta da rede estadual. “Esse resultado reflete o esforço coletivo e o compromisso dos profissionais da educação com os estudantes cearenses. O Enem é uma ferramenta fundamental para o acesso à universidade e para a realização de sonhos. Nosso papel é garantir que todos tenham essa oportunidade”, afirmou.
Segundo o secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Secretaria da Educação (Seduc), Helder Nogueira, o alto índice de inscrições é consequência de uma política contínua de preparação dos alunos. Ele destaca que o Ceará mantém, ano após ano, taxas de participação próximas à totalidade, tanto nas inscrições quanto na presença durante os dois dias de aplicação das provas.
“Temos investido em estratégias que vão além da sala de aula, fortalecendo a autoestima dos jovens e criando uma cultura de mobilização em torno do Enem. A prova é para todos os estudantes da 3ª série e representa uma chance real de transformação de vida”, ressaltou.
Entre as principais ações da Seduc, estão a ampliação do ensino em tempo integral, que proporciona maior carga horária dedicada ao desenvolvimento acadêmico e pessoal; o programa Enem Chego Junto, Chego Bem, que acompanha o estudante desde a regularização documental até o dia da prova; e o Circuito Sou Mais Terceirão, iniciativa que promove competições entre turmas e estimula a participação nas atividades preparatórias, além de eventos culturais e esportivos.
As ações são reforçadas por aulões, concursos de redação e orientações contínuas ao longo do ano letivo. “É uma agenda estruturada que parte da Secretaria e chega ao dia a dia das escolas, promovendo inclusão e ampliando o acesso dos nossos jovens ao ensino superior”, finalizou Helder.
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