
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe registrou a retirada de 5.965 hectares de cobertura vegetal ao longo de 2024, de acordo com dados do Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas. Com esse número, a unidade situada na região do Cariri figura como a terceira área de conservação do Brasil com maior índice de desmatamento no período avaliado.
Criada como uma unidade federal de uso sustentável, a APA Araripe permite a coexistência de propriedades privadas, práticas agropecuárias e atividades industriais, desde que observadas as normas ambientais. No entanto, esse modelo tem enfrentado desafios para conter a pressão sobre os recursos naturais.
Segundo o chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na APA Araripe, Carlos Augusto Pinheiro, o avanço do agronegócio é apontado como o principal fator associado à supressão vegetal registrada. O dado acende um alerta sobre a necessidade de reforço nas ações de fiscalização e de estratégias que conciliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental na região.