
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que não será candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A declaração foi feita em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, publicada nesta segunda-feira (15). Segundo Camilo, o atual governador Elmano de Freitas (PT) tem legitimidade para disputar a reeleição e vem desempenhando um bom trabalho à frente da gestão estadual.
“Eu não sou candidato. O Elmano de Freitas tem sido um grande governador. Ele tem direito à reeleição e está bem avaliado. Mas claro que política é dinâmica”, afirmou o ministro durante a entrevista. A fala busca afastar especulações sobre uma possível volta de Camilo ao Executivo estadual e reforça o apoio à continuidade do atual governo.
Na mesma entrevista, Camilo Santana destacou que, neste momento, sua principal preocupação nas articulações para as Eleições 2026 no Ceará é a definição dos dois nomes que irão compor a chapa ao Senado Federal junto com o governador Elmano de Freitas. De acordo com o ministro, o processo envolve um amplo diálogo dentro da base aliada, que reúne diferentes partidos.
“Temos um arco de aliança muito grande, e claro que tem pessoas no nosso partido que querem ser candidatos a senador, do próprio PT. Só que os nossos aliados chegam para a gente e dizem: ‘Olha, o candidato a presidente já é do PT, nós vamos apoiar. O candidato a governador já é do PT, nós já vamos apoiar. Poxa, vamos também dividir os espaços’”, explicou. Camilo acrescentou que há pré-candidatos de partidos como MDB, PSD, PT e Republicanos, e garantiu que a definição ocorrerá “na hora certa”, de forma consensual dentro da aliança.