
A região do Cariri se prepara para participar, no próximo domingo (7), de um ato nacional contra o feminicídio. A mobilização, que integra o movimento “Levante Mulheres Vivas”, será realizada às 8h, no Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte, reunindo coletivos femininos, organizações sociais e a população em geral.
O protesto ganha força diante do cenário de violência contra mulheres no Cariri. Em apenas uma semana de junho, foram registrados quatro feminicídios: dois casos ocorreram em Juazeiro do Norte, um em Barbalha e outro em Várzea Alegre. As vítimas tinham idades entre 23 e 38 anos, e suas mortes reforçam a urgência de medidas de prevenção e proteção.
No plano nacional, os números também revelam uma tendência preocupante. Só em 2024, as tentativas de feminicídio cresceram 26%. De janeiro a setembro de 2025, mais de 2,7 mil mulheres conseguiram sobreviver a agressões que tinham como objetivo tirá-las da vida, enquanto 1.075 mulheres foram vítimas fatais nesse tipo de crime. Além disso, cerca de 3,7 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar ao longo de 2025.
Com a manifestação, o movimento busca chamar a atenção para a gravidade da crise, denunciar e cobrar ações mais estruturadas do poder público para conter a violência de gênero. As participantes também pretendem reforçar a importância das redes de apoio, do acolhimento e dos canais de denúncia.
Com informações do Portal Miséria/M1.