A suspensão de um empréstimo de US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões) para a Prefeitura de Juazeiro do Norte mostrou o desgaste entre os poderes Executivo e Legislativo do município, que começou no início do mandato do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), em 2021. Com as eleições se aproximando, o prefeito busca minimizar as consequências desse conflito, que já resultou em quatro comissões parlamentares de inquérito (CPI).
O impasse ocorreu após o vereador Capitão Vieira (PTB) contestar o pedido de empréstimo na justiça. O juiz Renato Belo Vianna Velloso, da 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, suspendeu o contrato entre a Prefeitura e o Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil (CAF) de maneira liminar.
O prefeito juazeirense argumenta que o juiz foi induzido ao erro e que a Procuradoria do Município está buscando reaver o recurso. O Glêdson ainda afirma que o dinheiro será usado para obras estruturantes, como a de drenagem.
Para o Diário do Nordeste, o prefeito criticou os vereadores da oposição, alertando para possíveis prejuízos ao município devido a tal oposição.
Fonte: Diário do Nordeste.