
Foi reconhecido pela União três terras quilombolas do estado do Ceará, dentre elas o Quilombo Serra dos Chagas, que fica localizado no município de Salitre. Além deste, também foram reconhecidos o Quilombo Boqueirão de Araras, da cidade de Caucaia e o Quilombo Sítio Veiga, que fica em Quixadá. Os decretos de reconhecimento de terras quilombolas foram assinados no último dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
De acordo com Lula, um dos compromissos que ele carrega em sua vida é reconhecer terras indígenas e quilombolas, “é quase como uma profissão de fé”, disse o presidente ao dizer que assinou os decretos dando terra a quem merece. “É um dia muito prazeroso, que nos deixa realizados, porque o brasileiro sabe da minha preferência e do meu compromisso em resolver os graves problemas sociais deste país. Afirmou.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, pontuou que essa é a fase anterior à titulação. “Sabemos que não se trata apenas de titular e garantir esses territórios para uma vida digna; também estamos anunciando um crédito de R$ 100 milhões com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para a estruturação desses territórios”, disse.
O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que essa titulação garante mais segurança territorial, além de fortalecer a cultura, e proteger o modo de vida das comunidades, assegurando o futuro das próximas gerações. “É mais dignidade, reconhecimento e justiça histórica para quem há séculos resiste e mantém viva a memória afro-brasileira”, disse.